Creas MSE promove debate interno sobre medidas socioeducativas
Técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Medidas Socioeducativas, entre outros trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), debateram, durante a primeira semana deste mês de setembro, sobre as técnicas e métodos utilizados nas ações desenvolvidas junto aos usuários dos serviços. A atividade ocorreu na própria unidade (na Avenida Uberlândia nº 555, Malhado), com o objetivo de aprimorar o atendimento às crianças, adolescentes e demais cidadãos em situação de vulnerabilidade social. A discussão foi gerenciada por três agentes da secretaria que participaram de uma capacitação em Salvador.
O Creas MSE trabalha com jovens de 12 a 21 anos, que cumprem Medidas Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). De acordo com o secretário da pasta, Jamil Ocké, “o momento da capacitação é sempre importante para que os funcionários obtenham novas técnicas de atendimento e acolhida dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Ainda segundo ele, a SDS está cada vez mais investindo em capacitação de servidores dentro e fora do Estado.
Os adolescentes chegam ao Creas MSE através de encaminhamento da Vara da Infância. Na unidade, recebem atendimento psicossocial, e participam de atividades e oficinas voltadas para a promoção da melhoria de vida. O serviço Federal, administrado em Ilhéus pela SDS, trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. Lá são ofertadas aos adolescentes oficinas de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). O programa também oferece cursos que visam gerar renda e lucratividade aos assistidos.